Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

Feliz, sensível e alerta, a raça é uma mistura especial

 

Nascida no Tibete, a raça dos cães Lhasa Apso é considerada uma das mais antigas do mundo. Registros apontam que surgimento aconteceu em 800 a.C. Sua história está ligada nas crenças budistas, pois o animal foi criado nos monges tibetanos. Muitos acreditavam que as almas dos lamas após a morte, entravam nos corpos dos cachorros sagrados e traziam boa sorte.

A pelagem dourada é semelhante à da cabra do Tibet, que deu origem a palavra Apso. Em complemento ao nome, o cão leva o nome da cidade sagrada de Lhasa. Durante milhares de anos, a raça era exclusiva para proteger e guardar monges nos mosteiros e nobreza e não eram autorizados a deixar o país. O cão Lhasa Apso é chamado pelos tibetanos de “Apso Seng Kye”, numa tradução literal, “cão leão latido sentinela”. A raça deveria latir toda vez para avisar sobre algo estranho e estaria sempre em guarda.

Com o passar do tempo, os primeiros Lhasa foram vistos no mundo ocidental após a década de 30 como presentes do Dalai Lama.

 

Características

Essa raça tem a cabeça pesada, orelhas pendentes e olhos escuros. A pelagem é lisa, longa e áspera. As cores podem ser areia, cinza escuro, dourado, preto, mel, castanho, malhado ou branco. De porte pequeno, a estrutura do lhasa é forte, sua cauda é grossa e peluda e lembra um espanador.

Os machos pesam entre 6 a 9 quilos e tem entre 25 a 29 centímetros. As fêmeas são um pouco mais leves e menores. A expectativa de vida dos Lhasas gira em torno de 14 anos. No entanto, muitos cães vivem mais do que isso, chegando até 20 anos. Há registro que o lhasa apso mais velho morreu com 29 anos.

Muitas pessoas acabam confundindo o lhasa com o shih tzu, mas eles são raças completamente diferentes, tanto no temperamento quanto na aparência.

 

Temperamento

O Lhasa Apso é pequeno, mas resistente e forte. É ótimo cão de guarda e companhia. É um cão companheiro, amigável, teimoso, dócil, vivo, seguro de si, alerta, sensível e inteligente. Apesar da docilidade, ele tem comportamento agressivo com estranhos, outros cachorros e crianças. A raça leva a sério o cargo de guarda a casa e a família.

 

Cuidados

A raça é muito ativa, mas por conta do seu tamanho, passeios curtos e brincadeiras no jardim ou varanda já são suficientes para gastar energia. O cãozinho é ótima raça para ser criada em espaços pequenos, como apartamentos.

Os pelos precisam ser escovados a cada dois dias. Uma vez por mês, é necessário dar um banho, mas é preciso desembaraçar os nós do pelo. Muitos donos preferem manter os pelos mais curtos para evitar que eles embolem. Para evitar bactérias e tártaros, é recomendável escovar os dentes do cãozinho pelo menos duas vezes por semana. As unhas devem ser cortadas mensalmente.

Os lhasas geralmente são saudáveis, no entanto há predisposição para algumas doenças como: oftálmicas, displasia e dermatológicas.

Em relação a alimentação, os adultos devem comer uma quantidade entre 85 a 95 gramas/dia, divididas em duas refeições.

O valor do Lhasa Apso depende da linhagem dos pais, avós, pedigree, mas o preço médio entre R$ 1.500,00 a 5.000,00.

 

Quer um Fuça? O Site Fuçapet vai lhe ajudar a encontrar um Lhasa Apso.

Acesse www.fucapet.com.br

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.