
O Burmês é um gato que tem sua origem no sudeste do continente asiático entre Myanmar (Burma) e Tailândia (antigo Sião). Ele foi levado para América em 1930 e para os países europeus, na década de 50.
No início, o gato burmês tinha cor exclusiva marrom escuro. Após anos de cruzamento e aprimoramento genético, a raça ganhou novas cores. Além disso, a raça europeia possui aparência mais oriental, com rosto triangular. Já os burmeses americanos têm o rosto mais arredondado, bochechas mais cheias e são mais atarracados.
Características do gato burmês
O burmês é um gato de médio porte e pode pesar até 6kg. Os olhos são de coloração amarelo ou ouro. Sua pelagem é curta, sedosa, aveludada e brilhante. As cores são sólidas, nas seguintes tonalidades: mel, casca de tartaruga, azul, zibelina (sable), chocolate, dourado, damasco, creme, avermelhado e lilás (prateado).
Sua expectativa de vida é de até 15 anos.
Inteligente, ativo e brincalhão, o Burmês é um gato muito sociável
Temperamento
O burmês é muito sociável, inteligente, dócil com humanos, ativo, apegado à família, brincalhão. Ele gosta e precisa de demonstração de carinho constante para ficar feliz. Se dá bem com cachorros, outras raças de gatos e crianças.
É uma raça mais dependente do seu dono, portanto, não suportam ficar muito tempo sozinho longe da companhia humana.
O burmês consegue aprender truques como cachorro, por exemplo, buscar bolinhas arremessadas.
Ele possui um miado muito suave e doce e é muito vocal. O burmês gosta de viver em ambientes mais fechados com apartamentos e casas pequenas. Seus instintos são poucos desenvolvidos para espaços maiores.
Cuidados
Assim, como todas as raças de gatos, os pelos precisam ser escovados regularmente.
A caixa de areia precisa estar sempre limpa e as unhas devem ser cortadas uma vez por mês.
O burmês adora tomar água, portanto é importante deixar uma fonte em algum canto da casa para o animal beber água constantemente.
A ração deve ser de qualidade e balanceadas. Até o primeiro ano, o burmês ainda é filhote e deve consumir entre 40 a 60 gramas de ração por dia. A partir dos 12 meses, a quantidade varia entre 30 a 60 gramas/dia.