Want create site? With Free visual composer you can do it easy.

As maritacas pertencem à família dos Psitacídeos, que também abrangem os papagaios e as araras. É uma ave oriunda da região do cerrado. Com penas de cores vibrantes, elas chamam muito atenção. Há três tipos: a de cabeça roxa, a maitaca bronzeda e a de cabeça azul.

Mesmo pertencentes à mesma família e com muitas semelhanças, as maritacas e os papagaios não são iguais. Cada ave tem as suas particularidades. Os papagaios são inteligentes, comunicativos, sociáveis e são bem maiores do que as maritacas. A cor é predominante é o verde e o bico é curvado, normalmente escuro e redondo. Eles são muito resistentes e vivem de 50 a 80 anos. Sua característica mais marcante é a capacidade de repetir várias palavras.

 

Características das maritacas

Em média, a maritaca vive de 20 a 30 anos em cativeiro. Quando adulta, ela mede 27cm e pesa entre 230 a 250gr. A maritaca é também verde, e algumas tem a base das asas azul ou vermelho. O bico é amarelado.

Na natureza, a espécie voa em bandos, e pode chegar até a 100 aves. E eles vivem menos, pois enfrentam condições climáticas mais intensas. A maritaca tem hábitos diurnos, e elas são mais silenciosas e tranquilas do que os papagaios, pois elas não conseguem imitar como seus familiares.

Para identificar o sexo da maritaca, é preciso fazer um exame de DNA, pois o sexo da ave não é visível.

 

Como criar a maritaca

Tanto papagaios e maritacas são aves selvagens. Para criar maritaca como animal de estimação, é preciso adquirir em cativeiros legalizados pelo Ibama. As maritacas custam em torno de mil reais.

A alimentação é à base de sementes de girassol. A semente é gordurosa e acaba engordando as aves, o que pode provocar baixa atividade sexual e até infertilidade. Pela manhã, ofereça verduras, legumes e frutas. Há também rações específicas para espécie. Para os filhotes, dê ração em pó nos primeiros 50 dias, uma vez ao dia.

Para manter uma maritaca em cativeiro, construa um viveiro de madeira de 10 x 5 x 2 metros, cercado com tela de arame galvanizado. Cubra uma parte com telhas de barro e instale o comedouro e bebedouro, onde ficarão protegidos da chuva. Na parte da descoberta, insira um tanque de areia em um dos cantos do viveiro.

As maritacas têm um jeito peculiar de se manter no ar. Elas batem as asas levantando-as mais abaixo do corpo. Costumam voar com o mínimo de emissão de ruído possível.

Quando estão felizes e tranquilas, elas emitem um sinal de satisfação como um estalo da língua no palato. Já quando estão assustadas, sacodem vigorosamente a plumagem.

É fundamental fazer uma limpeza nos viveiros, uma vez por semana, para retirar restos de comida e fezes. Isso reduz os riscos de contaminação por bactérias e fungos. Faça a vermifugação trimestralmente.

E cuide muito da sua ave para que ela viva por muitos anos.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.